Como usar a Whey Protein em sua dieta

Sem dúvida nenhuma a Whey Protein é o suplemento alimentar mais conhecido e mais consumido atualmente. Certamente você já deve ter tomado alguma receita pré ou pós treino com esse ingrediente, mas você realmente sabe como usar a Whey Protein em sua dieta e aproveitar todos os benefícios desse suplemento?

Então fica por aqui que temos muito assunto pela frente.

Como usar a Whey Protein em sua dieta

Origem da Whey Protein

Acredite ou não, a origem da Whey Protein foi há mais de 24 séculos!

Relatos apontam que sua descoberta foi acidental, mas logo os homens da Pré-história começaram a utilizar o soro do leite, remanescente de sua coagulação, como uma rica fonte nutricional em sua dieta

Desde então, o alimento passou a ser amplamente utilizado, ao ponto de Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna, prescrever o uso do soro de leite como um suplemento alimentar, evidenciando seus benefícios para a boa saúde.

Já no séc. XVIII, a bebida passou a ser considerada um alimento funcional e vários SPA’s foram criados na Suíça onde um detalhado esquema de produção foi montado para oferecer doses diárias da soro de leite fresco para a garantia do bem-estar dos usuários.

Mas apesar de já ter seus benefícios cientificamente reconhecidos, foi apenas nos anos 90, após a fabricação do Whey Protein em pó instantâneo e saborizado, que o consumo foi popularizado pelo mundo.

Daí em diante, as pesquisas não pararam e esse suplemento alimentar passou a ser o mais vendido em todo o mundo.

Benefícios da Whey Protein

Benefícios da Whey Protein

Mas quais são os benefícios do Whey Protein que fizeram esse produto permanecer presente na dieta humana ao longo de séculos?

Além do alto valor nutricional conferido pela presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais, como vimos antes, ele sempre foi relacionado à qualidade de vida e bem-estar em diversas idades.

Outros benefícios do Whey Protein:

  • Contribui para a hipertrofia muscular;
  • Melhora o desempenho nos treinos;
  • Promove a liberação de hormônios anabólicos;
  • Estimula a síntese proteica;
  • Beneficia o fortalecimento do sistema imune;
  • Reduz o estresse e proporciona disposição;
  • Acelera a recuperação muscular.

Como vimos acima, não são poucos os motivos para a Whey ter se tornado a bebida preferida dos atletas que buscam performance.

Entre os vários benefícios à saúde dos praticantes de atividades físicas, poderia destacar a ação antioxidante (glutationa – excelente para otimizar o processo de recuperação muscular) e o fato de estimular a síntese proteica (por ser rica em leucina). 

Tipos de Whey Protein

Tipos de Whey Protein

Outro destaque importante é que, dependendo do seu objetivo, seu nutricionista terá que fazer uma escolha entre os três diferentes tipos de Whey Protein. Mas você sabe qual a diferença entre eles?

Whey Protein Concentrado: É o tipo de Whey mais comum. Passa por uma filtração de até 80%, ou seja, tem baixa concentração de proteína. É importante salientar que esse produto contém carboidratos e outros nutrientes como gorduras, minerais e lactose, não sendo indicado para pessoas com intolerância a mesma.

Whey Protein Isolado: Através de uma filtração mais nobre, este produto chega a uma concentração de 90% de proteína por dose, sendo um produto mais puro. Livre de lactose, é indicado para pessoas que tenham essa intolerância alimentar e também é o mais indicado para atletas.

Whey Protein Hidrolisado: A concentração de proteínas não é diferente da do whey isolado, mas a principal característica desse produto é que ele sofre uma pré digestão, sendo assim sua absorção é muito mais rápida comparada às outras wheys, geralmente indicada a atletas que tem a necessidade de parar o catabolismo imediatamente.

Como usar a Whey Protein na sua dieta

Como usar a Whey Protein na sua dieta

Uma das perguntas mais recorrentes no consultório é sobre como usar a whey protein na sua dieta adequadamente.

Muitos acham que ela deve ser consumida apenas antes ou depois dos treinos. No entanto, esta proteína – assim como a proteína total da dieta – deve estar bem distribuída ao longo do dia, de acordo com cada indivíduo, suas necessidades e seu objetivo.

Por isso o acompanhamento nutricional é indispensável, pois apenas o nutricionista poderá recomendar os melhores horários e a dosagem necessária, pois vai depender de sua dieta, biotipo, tipo de treino, seus horários e diversas outras condições.

Mas para te encorajar a buscar ajuda especializada, vou te dar algumas informações para você saber um pouco mais sobre esse suplemento alimentar tão popular.

Estudos científicos sugeriram que a ingestão antes do treino favorece o ganho de massa muscular. Apesar de alguns desses estudos também sinalizarem que o uso pré-exercícios pode favorecer o acúmulo de gordura.

Por outro lado, algumas pesquisas salientam que usá-lo após o exercício seria o mais adequado, pois é quando acontece com mais intensidade a recuperação muscular

Concluindo, alguns estudos hoje mostram que o mais importante é o pool de proteínas que foram consumidas ao longo do dia e a maneira como elas foram distribuídas para melhor aproveitamento dos aminoácidos.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber como usar a Whey Protein em sua dieta, entre em contato comigo através do WhatsApp (32)98446-0806 ou clique aqui que terei o maior prazer em te

ajudar!

Elieth Padovani Nutricionista

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