Treino funcional em casa

Com tantas opções disponíveis online, realizar um treino funcional em casa acabou sendo uma prática comum nos lares dos isolados devido à pandemia de coronavírus, já que sair para treinar, mesmo que sozinho, pode não ser mais uma boa ideia.

“Sabemos o quanto é difícil ficar parado, sem praticar algum exercício físico. Claro que, para algumas pessoas isso não é tão difícil assim… Para se ter uma ideia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% da população brasileira não pratica nem o mínimo de atividade física para manter o corpo saudável, por isso que o país lidera o ranking do sedentarismo na América Latina e é o 5º no ranking mundial”, lembra o professor José Duque Filho da Academia Black Fitness, de Juiz de Fora.

Ele ainda reforça que ficar em quarentena, não significa ficar sem praticar exercícios, pois estudos mostram que as atividades físicas regulares promovem significativas melhoras nas respostas imunológicas, ou seja, melhoram a imunidade. Outro benefício das atividades físicas é a redução da ansiedade e stress, que não são poucas com essa pandemia.

No post Como manter as atividades físicas com o coronavírus, falamos sobre os benefícios da prática de atividades físicas ao ar livre, mas com a escalada da Covid-19 em território nacional, o agravamento dos casos e a dificuldade na testagem dos pacientes com suspeita, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, divulgou nota recomendando que “os exercícios físicos não devem ser realizados ao ar livre ou em academias e similares, mesmo as localizadas em condomínios fechados, cumprindo a orientação para ficar em casa”.

Assim, diante das incertezas técnicas sobre os riscos de contaminação durante atividades outdoor e da necessidade de se exercitar, muitas pessoas têm usado a internet para manter uma rotina de treino funcional em casa.

E você, como tem feito para se manter ativo durante a quarentena?

Fique por aqui que vamos te trazer algumas dicas para te ajudar no seu treino funcional em casa.

Bora lá?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Planilha de treinamento

Ao realizar uma planilha de treinamento, o profissional leva em conta a individualidade biológica, a elevação progressiva das cargas e os princípios da especificidade e da continuidade. Além disso, um planejamento estruturado permite a periodização para que o atleta consiga manter sua melhor forma, mesmo com as restrições impostas pelo treino funcional em casa.

Mas, com o crescimento exponencial de pessoas usando a internet para realizar atividades físicas sem uma planilha de treinamento, ou acompanhamento presencial, a chance de ocorrer algum problema durante os treinos também se amplia, por isso é importante deixarmos claro que esse não é o momento para intensificar ou iniciar atividades físicas mais puxadas.

Siga seu treino, procure seu professor para te ajudar a adaptar sua planilha de treinamento para a realidade de casa e use sua criatividade para não parar o treino.

Lembre que não existe milagre para alcançar nenhum objetivo e que você é o resultado de tudo aquilo que faz no seu dia a dia, ou seja, se não treinar, trabalhar ou se alimentar de maneira adequada, não conseguirá atingir suas metas.

Tenha em mente que os treinos abertos e coletivos, disponibilizados pelas redes sociais, não possuem as especificidades do seu objetivo, mas são excelentes para te deixar em forma e para acabar com o sedentarismo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cuidados com a alimentação

Antes de pensar no treino funcional em casa, é preciso ter cuidados com a alimentação, sobretudo durante esse período de isolamento.

A facilidade de pedir um delivery ou a tentação de se acabar num pacote de guloseimas é grande, mas é preciso ter ciência que, com a redução da mobilidade devido ao isolamento, o acúmulo de calorias é ainda maior se não houver cuidado na ingestão de açúcares e gorduras. Aí, não há atividade física que dê conta de manter o corpo saudável.

No nosso post as Verdades nutricionais sobre o novo coronavírus, a nutricionista Ludmila Riani, contou alguns cuidados com a alimentação, sobretudo neste período de isolamento social. Se você não leu, depois vai lá para se informar melhor…

Mas para você que já adota os cuidados com a alimentação, não se esqueça que um corpo saudável começa na higiene dos alimentos e que, diante das incertezas sobre os meios de contaminação do coronavírus, a atenção deve ser redobrada nesse momento.

Portanto, ao chegar das compras, passe um paninho umedecido em álcool nos alimentos embalados antes de guardá-los no armário e lave bem as frutas, legumes e verduras em água corrente para retirar a sujeira e outros resíduos e deixe-as de molho por uns 15 minutos numa solução de água sanitária (uma colher de sopa de cloro ou água sanitária para cada litro de água). Após esse tempo, escorra todo o líquido, enxague em água corrente e seque para armazenar na geladeira e consumir.

Anotada a dica? Então vamos para outro ponto!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Hidratação nas atividades físicas

Até quem não tem hábito de treinar sabe que a hidratação nas atividades físicas é fundamental. A água é o elemento mais abundante e o mais ignorado do corpo humano. Há quem diga que apenas o oxigênio é mais essencial à vida do que a água e, mesmo assim, a maioria de nós não toma água o suficiente.

Independentemente de você estar apenas começando o treino funcional em casa ou ser um grande atleta, temos algumas dicas e curiosidades para te mostrar como a hidratação é fundamental não apenas para o seu desempenho, mas também para enfrentar esse momento delicado que estamos vivendo. Confira:

👉 Inicie a ingestão de 400 a 600 ml de água, de forma fracionada, duas horas antes de iniciar o treino para garantir uma hidratação adequada.

👉 Em um estado de desidratação, seus músculos fadigam com mais facilidade e te deixam mais sujeito a aparição de câimbras.

👉 Manter a hidratação adequada é uma das maneiras de ajudar o sistema imunológico a funcionar adequadamente.

👉 Dentro do nosso organismo, a água exerce várias funções, entre elas a de excreção de impurezas. Se há poucas impurezas no seu corpo, as células de defesa tem mais tempo para se preocupar com outras ameaças, como a Covid-19, por exemplo.

👉 A água é responsável por entregar os nutrientes que o corpo precisa, por isso, nunca fique sem!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cuidados básicos

Não é porque você vai fazer seu treino funcional em casa que vai deixar de ter alguns cuidados básicos para não se machucar, não prejudicar sua coluna, seus músculos e, além de tudo, conseguir fazer um treino de qualidade.

Você provavelmente está empolgado com a ideia de fazer seu treino funcional em casa orientado por um profissional, mas você tem se lembrado de se alongar antes dos aulões?

Como o objetivo de quem inicia uma atividade é alcançar resultados de uma forma rápida, o alongamento parece apenas uma obrigação chata imposta pelo treinador, uma perda de tempo para os afobados! Aí, quando estamos em casa, sem alguém para mandar na gente, pular o alongamento é quase um fato. Mas não deveria ser.

Lembre que para absorver todos os benefícios da atividade física, você precisa desenvolver a capacidade motora da flexibilidade, ou seja, com o corpo mais flexível, você reduzirá a chance de se machucar e permitir que seus músculos se desenvolvam de maneira mais eficaz. Além disso, o alongamento também proporciona alinhamento corporal, o que melhora sua postura e sua autoconfiança.

Agora falando dos cuidados básicos com o vestuário, vamos deixar claro que não vale fazer seu treino funcional de calça jeans ou com outras roupas apertadas demais. A maioria das atividades disponibilizadas online fazem parte de circuitos funcionais, então você provavelmente vai mexer o corpo inteiro e misturar aeróbico com anaeróbico quando praticá-los, por isso o cuidado com o que vai vestir é essencial.

Também é ideal que você use um tênis ou outro calçado apropriado para sua prática. Pode parecer frescura, mas o tênis serve para amenizar o impacto do exercício nas articulações, principalmente em treinos que fazem você pular e flexionar o joelho.

E finalmente, lembre que “é preciso respeitar suas limitações fisiológicas e ficar atento também à forma de execução dos exercícios, pois não seria uma boa você se lesionar e ter que parar em algum hospital”, alerta o professor José Duque.

No mais, se quiser excelentes dicas de treino, que podem ser realizados dentro de casa, siga as páginas da @blackfitnessjf e do nosso parceiro e professor @joseduquefilho.

Ah! Se tiver qualquer dúvida em relação aos treinos e às atividades, pode mandar um direct que ele vai ter o maior prazer em te responder.

Bom treino!!!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

COMMENTS

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.