Histórias de Superação: primeira etapa do SSTS

Neste último final de semana, Juiz de Fora sediou a primeira etapa da SSTS (Sprint & Standard Triathlon Series), organizada pela Move It Sports e pela VidAtiva Consultoria, e o desafio não ficou apenas à cargo da complexidade de cada modalidade, os centenas de atletas participantes também tiveram que enfrentar as condições climáticas que deixaram os dias com cara de inverno.

Apesar da chuva e do frio na represa de São Pedro, tivemos muita emoção nos dois dias de competição, com atletas super focados e empenhados em fazer o melhor possível para superar todos os desafios.

História de Super+Ação

Hoje vamos contar a história de superação do jovem Guilherme Brichi (@guilherme_brichi) de 25 anos, residente da cidade mineira de Cataguases, que concluiu sua primeira prova de Triathlon ao lado de feras como o super campeão Hugo Amaral (@hugovidativa).

Guilherme nos contou que tem profunda admiração pelo triatleta Newton Leitão (@newton_leitao), também de Cataguases e, desde criança sonhava em se tornar um triatleta como ele. No entanto, devido ao sobrepeso e à descrença de algumas pessoas próximas que lhe diziam que não conseguiria vencer esse desafio, só iniciou uma rotina de treinos quando jovem, começando pela corrida. Pouco tempo depois, participou de sua primeira Meia Maratona e as falas críticas e desestimulantes acabaram servindo de combustível para ele se automotivar e buscar a superação. Desde lá, já participou de várias provas e foi definitivamente tomado pela paixão da prática esportiva.

Buscando realizar seu sonho de menino, começou a treinar no tempo livre, revezando corrida, pedal e natação, sendo que esta última modalidade acabou ficando um pouco de lado por conta da especificidade e da falta de tempo.

A oportunidade de participar do SSTS

 

Quando surgiu a oportunidade de participar do SSTS, ele resolveu encarar o desafio de realizar seu sonho e decidiu estrear junto aos grandes, na categoria Standard (num percurso de 1500 m de natação, 40 km de bike e 10 km de corrida), apesar de não ter treinado natação nos últimos 12 anos.

Ciente de suas dificuldades, apoiado por sua mãe e seu avô, seu objetivo pessoal era apenas completar a prova.

“Estava super satisfeito, já tinha conseguido concluir a prova de natação que era meu maior desafio e estava bem fisicamente nos metros finais da prova de bike. Só que um cachorro entrou na minha frente acabei levando um tombo feio.”

Apesar de um corte e escoriações no joelho e um hematoma considerável na bacia, ele terminou a prova e ainda partiu para os 10 km de corrida, passando na linha de chegada depois de 2h59’ da largada.

Ao chegar e tomar posse de sua medalha de participação, foi recepcionado por sua mãe, aflita e orgulhosa pela vitória do 

filho que, por ter sido o único de sua faixa etária a concluir a prova, ainda subiu ao pódio, levando o troféu de campeão na categoria em sua estreia como triatleta. “Eu sempre digo que não podemos desistir, mesmo com as dificuldades. A coisa mais importante é treinar, praticar. Tendo foco e treino, qualquer um chega longe.”

Guilherme disse estar preparado para as próximas etapas do SSTS, que acontecerão nos dias 11 e 12/06 e 31/10 e 01/11, e que vai treinar nos próximos 5 anos, visando disputar um Iron Man.

Bora lá guerreiro!

 

Escrito por Marcelle Vasconcelos.
Fotos por Danylo Goto.

 

COMMENTS

  • wadsonsergioderesende@yahoo.com.br

    Meu Filho Guilherme lúcio Brichi de Resende,vc esta de Parabéns nunca desista de seus Sonhos pois o Chão e o seu Limite o Ar e sua sobrevivencia,e a Agua e a sua pura Drenalina continue assim pois sei que sempre vencera não existe Vitória sem a certeza de ter enfrentado a Batalha,e mesmo se estiver Derrota o Importante e vc ter enfrentado a Batalha.Seja sempre um vencedor Grande Beijo do Pai sua Mãe e seu Irmão.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.